Um grupo de 280 provedores regionais de internet está perto de entrar no mercado móvel. A ISPs do Brasil, empresa formada por cotistas que no passado se uniram para disputar o leilão do 5G, fechou contrato com a Surf Telecom para criação de uma operadora móvel virtual de alcance nacional.
O contrato prevê cobertura em 3G, 4G e até 5G, uma vez que as redes utilizadas serão as da Surf (em São Paulo) e da TIM, com que a Surf tem acordo para uso do espectro e RAN Sharing em todo o país.
Segundo Rudinei Gerhart, consultor contratado pela ISPs do Brasil para estruturar o negócio, um teste piloto será implementado em São Paulo ainda em outubro. Se tudo correr bem, já em novembro a operadora será lançada comercialmente no país inteiro.
O modelo escolhido prevê que cada provedor comercialize os chips móveis em sua área de atuação. Os 280 ISPs que participam têm uma base de cerca de 5 milhões de assinantes de banda larga, espalhados em 1,4 mil cidades.
“O objetivo é chegar a 1 milhão de clientes móveis em três anos, já que em cada residência há potencial para conquistar 2 ou 3 assinantes móveis”, estima.
Ele afirma que os provedores farão ofertas pós-pagas em combos (pacotes de banda larga fixa e telefonia móvel) a seus clientes.
O modelo pensado não prevê vendas avulsas no varejo, somente em combos. “Também estamos pensando em produtos de internet das coisas para diferentes verticais, como logística, agronegócio, elétricas e educação”, diz ao Tele.Síntese.
A empresa já contratou agência de publicidade para início da campanha de mídia, e está em vias de contratar call centers que farão os atendimentos. O contrato definitivo de MVNO credenciada da Surf Telecom foi firmado na semana passada, logo após o sinal verde conferido pelo Conselho Diretor da Anatel – o tema foi apreciado em circuito deliberativo pelo colegiado da agência reguladora.
Apesar de ser um empreendimento nacional e integrado com 280 provedores, Gerhart procura conter expectativas sobre se este pode ser o quarto operador móvel que surgirá no Brasil, uma vez que a Oi Móvel saiu do mercado fatiada entre as rivais Claro, TIM e Vivo.
“É muito complicado falar em ser um quarto operador sendo MVNO. A principal motivação é complementar o portfólio do provedor, já que o modelo pensado não é sustentável sem combo e fidelização”, diz.
Mesmo trabalhando sobre contrato de MVNO credenciada, a operadora dos ISPs terá custos com a central de atendimento, trouble ticket, core de portabilidade. “Serão três níveis de atendimento, todo um backoffice criado para registrar mudanças de endereço, de titularidade, processar estornos, compensações, tratar inadimplentes”, afirma. O atendimento e venda será responsabilidade de cada provedor local. No entanto, a marca será única, nacional.
Matéria reproduzida na íntegra.
Fonte: https://www.telesintese.com.br/
Data: 19/09/2022
ANATEL - boas práticas em segurança cibernética
Estação rádio base subterrânea para 5G
Compartilhamento dos Postes
ANATEL DISPONIBILIZA FERRAMENTA PARA USUÁRIOS IDENTIFICAREM AS CHAMADAS ABUSIVAS
DWDM Para Pequenos e Médios Provedores