A Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações - realizou reunião na última quinta-feira, dia 22 de dezembro, com os representantes da COPEL - Companhia Paranaense de Energia - para tratar sobre compartilhamento de infraestrutura e regularização de redes aéreas. O objetivo da reunião foi endereçar diversas reclamações recebidas de nossos associados sobre o processo de censo e regularização de redes promovido pela COPEL no Paraná.
A COPEL informou que criou um departamento dedicado exclusivamente ao compartilhamento de infraestrutura e que já realizou o mapeamento de 104 dos 397 municípios do Estado. Explicou, também, que essa fiscalização será realizada de forma contínua e recorrente.
A COPEL esclareceu que tem adotado ampla flexibilidade no tratamento dos provedores de internet, avaliando os casos individualmente para regularização dos problemas e concedendo prazo adicional para avaliação de divergências às notificações. A empresa pontuou sobre abusos na utilização de “cabo drop”, que deve respeitar o limite de até 3 vãos para derivação de rede com a finalidade de atendimento ao cliente final.
A Abrint continuará a monitorar a situação e avaliar soluções para atender as reclamações dos associados. Com base nas informações da reunião, a Abrint orienta aos provedores:
Responder a notificação da COPEL, solicitando expressamente a prorrogação do prazo para avaliação das informações;
Para os provedores com muitos pontos de compartilhamento ou que atuam em várias regiões, responder a notificação sugerindo um cronograma para avaliação gradual da rede.
Fonte: ABRINT
https://www.abrint.com.br/noticia/abrint-realiza-reuniao-com-copel-sobre-compartilhamento-de-postes
ANATEL - boas práticas em segurança cibernética
Estação rádio base subterrânea para 5G
Compartilhamento dos Postes
ANATEL DISPONIBILIZA FERRAMENTA PARA USUÁRIOS IDENTIFICAREM AS CHAMADAS ABUSIVAS
DWDM Para Pequenos e Médios Provedores